El blog de los 3 amigos

sexta-feira, novembro 16, 2007

Leis existem para serem...

... descumpridas, ignoradas, dribladas. O negócio é tão enraizado, que duvido existir alguém ileso, pronto para atirar a primeira pedra, alguém que nunca tenha sido posto em xeque. Afinal, sem que seja necessário muito esforço criativo, há sempre um jeitinho de furar a fila, de faturar uma comissão, de livrar-se da multa. Um sem fim de exemplos sustentam a máxima, tais como picaretas travestidos de empresários, que deitam a consciência oxigenada em travesseiros recheados de dinheiro sujo, políticos corruptos, estúpidos moucos e seus carros turbinados por paredões de som, jovens embriagados em postos de combustíveis.

Esse último caso está bem ilustrado na matéria do Daniel Sampaio, no O Povo de hoje, onde um bebedor de posto caçoa, só para usar um termo bem nosso, da Lei Municipal que determina a proibição de venda de bebidas alcoólicas em postos de combustíveis em Fortaleza. Sinceramente, n
ão dava para esperar nada diferente do rapaz, dava? Muito menos dá para acreditar que os donos de postos vão ficar quietinhos e conformados com a decisão. Lucro e compromisso social são alvos opostos. Ponto. Mentirinha de quem diz o contrário. Aliás, se você reparar, a própria matéria deixa explícita a dúvida sobre a efetividade no cumprimento da legislação. Pois que venha logo a Lei em nível nacional. Se há pouca chance de ser respeitada é algo a ser resolvido com punição para os infratores. Punição de fato, não multinha que pode ser paga com as pratinhas da gaveta.


7 Comments:

  • Oi Maísa, pegando carona no seu mote de leis existem para serem descumpridas, venho levantar outra questão. Policial pode bater em suspeito de roubo? Pois foi o que aconteceu diante de meus olhos em plena Av. Beira Mar. Estava caminhando por volta das 20h com minha esposa, quando um jovem drogado arrancou um cordão de ouro de meu pescoço. (Detalhe: há 05 metros de uma cabine da PM). Tão rápido quanto o rapaz agiu a policia o capturou e começou a espancá-lo na minha frente, como se isso fosse trazer de volta o objeto roubado. Mas incrivel ainda foi aparecer de repente uma viatura e mais 07 policiais que para piorar declararam que eu era a 4a. vitima do suposto ladrão naquele dia, mas como eles não encontravam o objeto, não havia flagrante... Sei, não... Fiquei atônito e achei tudo um grande circo, só que o palhaço (com todo respeito aos artistas) era eu, somente eu.

    By Anonymous Anônimo, at 10:00 PM  

  • Maisa,
    Quer me dizer que a “Lei Seca”, antes americana, foi instalada na bela e acolhedora Fortaleza?
    Pode aparecer um Al Capone! Ai vai precisar criar um FBI...

    By Blogger Eduardo Andrade, at 11:41 AM  

  • E eu ainda não conhecia este blog! Não porque citou a matéria, mas vai ficar nos favoritos. Zé, abraço; Maísa, um chêro; Clara, prazer!

    By Blogger Daniel, at 12:02 PM  

  • Dá para imaginar a cena, Flávio. Infelizmente dá, sim. Mas, que bom ter você por aqui :)

    By Blogger maísa, at 9:15 AM  

  • Não é Lei Seca, ainda, Eduardo, mas há uma discussão em curso há bastante tempo para limitação de horário para venda de bebidas alcoólicas em determinados pontos da cidade, estatisticamente apontados como mais violentos. Pena termos legisladores tão pouco interessados no que realmente interessa.

    By Blogger maísa, at 9:17 AM  

  • Sinta-se em casa, Daniel :)

    By Blogger maísa, at 9:18 AM  

  • ta pra fazer tudo isso como a lei? kkkkkkkkkkkk q bom né?kkkkkkkkkk

    By Blogger Unknown, at 6:14 PM  

Postar um comentário

<< Home