El blog de los 3 amigos

sexta-feira, abril 06, 2007

Não basta gravar, tem que fazer circular

"Meu bem
Este teu corpo parece
Do jeito que ele me aquece
Um amendoim torradinho"
(Henrique Beltrão)



Revirar a estante de CDs da casa de uma amiga pode resultar em agradáveis surpresas, como encontrar um exemplar do CD
A Era do rádio cearense. Mas como? Quem gravou? Quando? Nem uma linha em cadernos de cultura ou na TV? Valéria Cordeiro, a amiga, produtora cultural das mais presentes em Fortaleza sequer tinha retirado o plástico da embalagem e, da mesma forma, não sabia de absolutamente nada do tesouro recém descoberto por mim ali mesmo. Antes de ir para a agulha, uma constatação: não há no encarte referência mais detalhada sobre o projeto, a escolha de nomes ou canções. Quanto ao resultado, ah! é digno de festa, de aplauso.

Seis intérpretes: Ayla Maria, Guilherme Neto, Marilena Homero, Otávio Santiago, Salete Dias e Terezinha Silveira se revesam nas 12 faixas sob a direção musical do maestro Adelson Viana e de Leonardo Rocha. A qualidade da gravação é primorosa, músicos que são um luxo só, as vozes fazem juz ao glamour experimentado em tempos áureos dos programas de auditório da PRE-9 ou Ceará Rádio Clube.

Não ouvi na ordem que se apresentam os títulos, fui logo ter com "A Mentirosa". Como seria ouvir o Guilherme Neto para além dos encontros com amigos e familiares? Passados os oitenta e poucos, ele continua firme e com um fôlego que em nada combina com o piscar frenético do isqueiro a acender um cigarro quase que na bituca do anterior. Que coisa! E eu gostei de perceber um quê de desafino a certa altura. Que ele não me leia.

E tem mais: onde eu estava que nunquinha tinha ouvido os versos de "Amendoim torradinho"? Marilena Homero dá uma grandeza às frases aparentemente bobas como poucas conseguiriam. Ayla, olha a intimidade! continua sendo hors concours. Afinadíssima, mostra o que é ter ritmo, traçando com levesa absoluta a letra de Zé Maria e Avaneide, em "O que vier eu traço". E segui a ouvir, certa de que nossos sentidos se entrelaçam e se combinam para aumentar nosso prazer. Do contrário, aquele sorriso não estaria comigo do começo ao fim da audição.

Entretanto, leiga que sou, permito-me fazer uma consideração: os arranjos acabam por se mostrar um tanto repetitivos, previsíveis. Fiz comigo mesma, enquanto Valéria pegava mais uma taça de vinho, uma aposta de acertar a estrofe seguinte. Ponto para mim! E de novo? Mas, calma. Nada que me fizesse voltar à pilha de discos ali do lado. Ouvir A era do radio cearense vale a pena por esses e tantos outros motivos, que cada um que tiver a oportunidade de ter o CD em mãos vai descobrir.

Aliás, o que falta agora é um lançamento compatível com a importância do produto gerado pelas leis de incentivo à cultura. Afinal, não seria mais justo colocá-lo à disposição de mais gente, além dos poucos familiares e amigos e do pessoal de sempre?


4 Comments:

  • Maísa, esse disco parece ser maravilhoso! Onde a Valéria encontrou essa preciosidade?

    By Blogger Nirton Venancio, at 2:20 PM  

  • É muito legal, Nirton. E a sua curiosidade me faz pensar que deveria ter postado um box com o serviço :)
    Ah! Eu consegui três cópias, uma para mim mesma, uma para Dona Wanda e outra para o Nonatro Albuqueruqe. Quem sabe rola uma pra você ;)

    By Blogger maísa, at 9:36 PM  

  • quero uma cópia, sim! Segura pra mim. Estarei aí em maio. Beijos!

    By Blogger Nirton Venancio, at 12:33 PM  

  • olá!
    eu estava pesquisando na net sobre a PRE 9 pois minha avó cantou nesta rádio mais ou menos em 1936 e me deparei com este blog, alguém sabe onde posso comprar este cd "A Era do rádio cearense"?

    pacatatu@hotmail.com

    By Anonymous Anônimo, at 4:40 AM  

Postar um comentário

<< Home