El blog de los 3 amigos

domingo, fevereiro 25, 2007

Mais Mata Atlântica

Tivesse eu mais calçadas disponíveis, plantaria Ipês-amarelos. Essa é uma das minhas árvores favoritas. Ah! Poucas imagens são tão deslumbrantes quanto a da copa em flôr, reluzindo em meados de setembro. Mesmo numa cidade pouco arborizada como Fortaleza ainda é possível ver esse espetáculo em vias como a Engenheiro Santana Júnior e Senador Carlos Jereissati. Mas, pelo que sei, são necessárias outras tantas pequenas atitudes para assegurar a permanência dessa que já foi a árvore símbolo do Brasil. Esse aí do lado plantei faz um tempo e podia jurar que o havia perdido. Coisa de três anos sem dar uma espiadinha sequer e que surpresa agora ao vê-lo assim... Lindo! E resistindo à falta de chuva e ação de predadores.



Aqui, sim, dá pra ver o tamanho mais próximo do real, cerca de 40 centímetros.


Incrível é que no mesmo dia plantei este outro. Se não me engano, é do roxo. Uau! Mas veja só: os dois estão sujeitos ao mesmo tipo de solo, são as mesmas adversidades e são tão diferentes no crescimento... Besteira mas o que me vem à cabeça é que assim como são as pessoas são as árvores. Bom, ainda falta bastante até chegarem aos prováveis dez metros de altura de uma árvore adulta.


Dá tempo, inclusive, de providenciar outras mudas que vão se juntar aos ipês e ao pé de pitomba e aos pés de azeitona...




Na época do plantio, tinha ainda um Flamboiant e uma Cajá. Perdi as duas mas ganhei outra que não lembro o que é. Alguém saberia dizer que planta é essa?




Sites sobre plantio, sementes, meio ambiente e ainda como plantar uma árvore pela Internet:
* Clube da Semente do Brasil
* ÁrvoresBrasil
* Plant.Net