El blog de los 3 amigos

segunda-feira, novembro 06, 2006

Que importa ser grande e não ser dois?

Ali pelos dez anos com freqüência ouvia minha mãe se gabar do quanto eu era "grandona". Um tanto cheinha, cabelo bem mais claro do que o castanho claro de hoje em dia, pés sempre no chão e sempre à espera daquele carão da Dona Idinha por não querer botar roupa. Já era "uma mocinha" e ficava feio embirrar daquele jeito, ela dizia.

Dali a pouco fiquei mocinha de fato e os 1,57 metros da menina "grandona" ficaram marcados na trena para sempre. Nem adiantava promessa pra crescer mais uns cinco centímetros, minha santa, por favor! Ah, que sonho distante de se alcançar era dormir e acordar cinco centímetros mais feliz! De onde saía tal medida nem idéia, não saía era da cabeça aquele desejo.

Quando ainda estudava com as crianças mirradas do bairro nem notava, muito embora seja dessa época a lembrança dos apelidos mais sórdidos. Menino pequeno é o cão pra inventar apelido! - Vai, Tamborete de forró! Digaí, Gerimum! Sai daqui, Bujão de gás! Nem se morre disso, principalmente quando do outro lado há quase que um espelho. Ruim mesmo foi agüentar no colégio as meninas de sobrenome difícil e estatura mais vistosa. Tinha uma em especial, a Susana, uma angolana linda. Sumiu a Susana. Só depois descobri que ali estava uma garota afugentada pelas sucessivas batalhas que culminaram com a independência da então colônia de Portugal. Era branca, linda e sem pátria a Susana.

E o recalque dos cinco centímetros a menos alimentado na adolescência? Sumiu também, felizmente. Mesmo hoje quando o ar é de frustração e o texto é - Olha, na televisão você é bem maior! eu encaro com total leveza. E ainda repito uma bobagem que um tio, que deve ter a mesmíssima quantidade de centímetros que eu, dizia: "do que adianta ser alto e não ser dois?"

Ainda outro dia ouvi solidária a preocupação de um amigo, bem alto aliás, quanto ao crescimento exagerado do filho. Tudo o que ele quer é que o menino não ultrapasse os 2,00 metros. Tem razão o meu amigo. Já imaginou a pessoa medir 2,36 metros?

Essa é justamente a altura do sujeito aí da foto, feita por Daniel Ramalho. O chinês Xi Chun, considerado o homem mais alto do mundo, está no Brasil cumprindo uma agenda lotada como informa o JB. É um segurança do lado dele ou é impressão minha? Assim à primeira olhada pensei que o altinho fosse aquele do filme da Telemar, o que substitui o marido com a melancia na mão. Mas não. O da Telemar parece bem mais baixinho, né.


3 Comments:

  • não vejo problemas com sua altura, facilita por nos braços.

    By Blogger Zeze Medeiros, at 4:13 AM  

  • Maísa, você tá se revelando uma ótima cronista! Esse texto é uma crônica que flui com a leveza da boa literatura. Prossiga!

    By Blogger Nirton Venancio, at 2:55 PM  

  • Dito assim por você, Nirton, a pessoa até se anima :)

    By Blogger maísa, at 10:37 PM  

Postar um comentário

<< Home