El blog de los 3 amigos

segunda-feira, outubro 16, 2006

Para além do aplauso

Lily Alcalay. Um nome que ressoa como uma frase inteira. A voz, Deus! um presente: ouço-a até hoje. O CD me levaram. Mas se a própria Lily se foi?! E foi tudo muito sofrido. Mais ainda, eu recordo, pela falta de amparo num momento em que a artista mais precisava, durante o período em que esteve doente. Não falo dos amigos e cúmplices de uma vida voltada para a arte, falo de questões práticas como não ter um um plano de saúde ou previdência, conquistas de trabalhadores de outras áreas. Não que o seu sofrimento pudesse ter sido afastado, mas a realidade é que não existem garantias mínimas de proteção social para artistas, produtores, técnicos, gente que realiza cultura no país.

Mobilização

Uma palavra apenas, mas o significado tem o tamanho da vontade de mudar. Muito embora tenha sido lançado em 2004, não conheço em detalhes o CulturaPrev, fundo de pensão para trabalhadores da Cultura. Não acompanhei o grupo de trabalho formado visando a implantação aqui no Ceará, mas posso dizer que a idéia é, no mínimo, alentadora. E a moçada do Rio Grande do Sul parece estar bem articulada. Pelo menos é o que mostra o convite para o lançamento da campanha Reconhecimento Além do Aplauso.



De acordo com o material de divulgação do CulturaPrev que recebi, o objetivo é "oferecer um plano de previdência complementar exclusivamente para os trabalhadores da cultura de todo o Brasil". Dentre as características, chama atenção o valor da contribuição mínima de R$ 25,00 e a possibilidade de suspensão do pagamento por um período de até 12 meses, sem que haja interrupção do plano de benefícios. Muito bom, afinal há meses em que é difícil ter trabalho nessa área. O valor do benefício mínimo de referência é bem baixo, apenas R$ 120,00, mas baseia-se na contribuição mínima também de valor baixo, como vimos anteriormente. Para aderir ao benefício os trabalhadores devem estar vinculados a uma entidade (sindicato, associação, conselho entre outros) que tenha mais de três anos de fundação e que tenha pelo menos 50 filiados.

Não sei como estão os encaminhamentos aqui no Ceará, mas o SATED (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Ceará) já aderiu ao CulturaPrev.

Anote aí as formas de contato com o SATED-CE:
Rua Floriano Peixoto, 735 - sala 502 - Centro - Fortaleza - CE
CEP: 60.025-130 - Tel.: (85) 251-2106
e-mail: satedceara@ig.com.br

Detalhes:
O site do SATED não existe: além de demorar muitíssimo para abrir, não responde a um único clic sequer.
O CulturaPrev é administrado pela Fundação Petrobrás de Seguridade Social - Petros.


1 Comments:

Postar um comentário

<< Home