El blog de los 3 amigos

domingo, outubro 15, 2006

Cinema com cheiro

Definitivamente, o olfato é um dos sentidos mais exigidos quando quero recordar momentos vividos. Alguns cheiros me acompanham e, parece, nunca vão sair da mente. O leite mugido na hora acompanhado do cuscuz quentinho; o banho do final de tarde, depois a roupa coarada; o quiabo que insistia em cair justo no meu prato; o dever de casa; a maçã e o biscoito Maria para sarar; a entrada no canavial; o baú de cedro e o cheiro de carro novo, vilões da gravidez; a respiração dele. Tudo registrado.

Repulsa e acalanto cabem na lembrança. Talvez por isso a leitura do livro O Perfume, de Patrick Süskind, tenha agradado tanto. E não é a primeira vez que falo sobre o assunto aqui. Li e reli a história do gênio dos perfumes, personagem da fétida França do século XVIII, Jean-Baptiste Grenouille. Rejeitado no nascimento, desprovido de odores, Jean-Baptiste, triunfa sobre a desgraça de tantos que cruzam o seu caminho. Seu único fim é a descoberta do cheiro essencial. O Perfume é leitura que incita a construção de cenas, a reconstituição de uma Paris inundada por pensamentos pré-revolucionários. É, principalmente, um exercício agradável de abstração no intuito de tentar não julgar e sim permitir-se desvendar a personalidade doentia do protagonista e a sua viagem ao "fugaz reino dos perfumes", a si mesmo.

Se existisse de fato nos dias de hoje um Jean-Baptiste, certamente seria dele a descoberta do "gravador de odores", uma máquina que é capaz de sentir os cheiros e, o mais incrível, é capaz de reproduzi-los. Criada por Takamichi Nakamoto, professor da Escola de Engenharia do Instituto de Tecnologia, em Tóquio, a máquina é uma promessa para setores da indústria que lida com odores como, alimentícia, de perfumes, de vendas pela internet etc. Mas nem só isso. Nakamoto acredita que pode se tornar mais fácil aprender se os cheiros forem associados aos objetos. E mais, sua equipe adicionou odores a cenas do belíssimo filme A Viagem de Chihiro e concluiu que os espectadores memorizaram melhor as cenas com cheiro. Será que um dia eu estarei numa sessão assim?

Matéria completa sobre o "gravador de odores" e fotos: BBC Brasil
Leia mais sobre O Perfume: Wikipédia, Editorial Presença, Sociedade Literária Prometheus.