El blog de los 3 amigos

terça-feira, agosto 22, 2006

Plágio e internet

Nunca foi tão fácil "pesquisar". Prova disso é a alegria do filho pequeno ao dizer que o professor autorizou copiar parte do dever de casa direto do Google. Difícil combater algo que começa assim de forma tão equivocada! Sem querer ser terrorista, arrisco palpitar que as distorções no aprendizado dessa geração podem ser definitivas caso não se faça algo para repensar o uso do computador. E digo isso certa de que o caminho escolhido até aqui é o mais fácil. Afinal está tudo ali, ao clic do mouse.

Da foto à frase de efeito e até teses de doutourado, de graça(?) ou por uma pechincha, tudo se "pega" na net. Assim, sem pedir licença, sem citações ou aspas, sem creditar o nome do autor. Em alguns casos, há até os que consideram isso uma forma de democratizar a informação. No meu entender o nome certo é picaretagem. Sem contar os "jornalistas" formados na Faculdade CtrlCCtrlV e suas colunas recheadas de textos subtraídos de outros. No blog Querido Leitor, da Rosana Hermann, me deparo com mais um caso em que a jornalista teve textos seus publicados sem os devidos créditos. Dessa vez, pelo colunista Miltinho Cunha, do jornal O Estado, de Florianópolis.

Navegando, encontrei uma página, intitulada Plágio e Direito Autoral na Internet Brasileira, feita exclusivamente com o intuito de discutir o assunto e de denunciar casos de plágio.


3 Comments:

  • Vc tem razão Maisa. O uso do CUT & PASTE está ficando absolutamente fora de controle. Para evitar isso a edição Online do Jornal O Globo sofreu uma mudança radical. Soube através do blog da Cora Rónai, que trabalha lá, que a mudança se deu porque o faturamento da Agência Globo estava despencando por conta do Crtl V / Ctrl C. Jornais dos mais diversos pontos do país simplesmente passaram a copiar o conteúdo do O Globo e cancelaram a assinatura dos serviços prestados pela agência de notícias. Resultado: muita gente perdendo o emprego, claro. Pra tentar dar um chega pra lá nos plagiadores, a edição online do jornal agora é toda apresentada em "flash" o que dificulta (e muito) a tentativa de copiar qualquer assunto publicado alí. Mas a atitude do O Globo é apenas uma gota neste occeano descarado de plagiadores que se espalha pelo mundo inteiro. Creio que muita gente por aí pensa que se está na rede, não tem dono. Deve ser isso.

    Um abraço

    By Blogger NIVALDO RIBEIRO, at 8:39 PM  

  • Esse tema é sério e nunca pode deixar de ser debatido, sobre tudo, por nós que ainda estamos na faculdade. Postei lá no liberdade algo sobre o assunto. até mais

    By Anonymous Anônimo, at 11:33 AM  

  • Pauta esse assunto no Na Boca... Acho que rende uma boa discussão
    Seria bom levar um aluno um professor e algum especialista. Acho que renderia

    By Anonymous Anônimo, at 12:08 PM  

Postar um comentário

<< Home