El blog de los 3 amigos

domingo, agosto 20, 2006

Cri cricricri cricri...

Além dos grilos que moram no quintal, a companhia nas madrugadas insones é quase sempre dos imortais poemas de Manuel Bandeira e Mário Quintana. Quase sempre os mesmos poemas, lidos nos únicos dois volumes pegos com o esticar dos dedos. Não os guardo de cor. Talvez por gostar do ritual, do som das folhas. O cheiro de guardado não me apraz, mas é certo que mesmo isso me faria falta. Curiosamente, me ocorre do quanto seria bom ouvir o próprio poeta a me falar dos seus "desencantos", da sua "tristeza esparsa", já que firme me convida a fechar o livro. Mas qual o quê, meu caro, a noite se vai e, por agora, há motivos de sobra.

"Chora de manso e no íntimo... Procura
Curtir sem queixa o mal que te crucia:
O mundo é sem piedade e até riria
da tua inconsolável amargura.

Só a dor enobrece e é grande e é pura.
Aprende a amá-la que a amarás um dia.
Então ela será tua alegria,
e será, ela só, tua ventura...

A vida é vã como a sombra que passa...
Sofre sereno e de alma sobranceira,
Sem um grito sequer, tua desgraça.

Encerra em ti tua tristeza inteira.
E pede humildemente a Deus que a faça
Tua doce e contante companheira..."

(Renúncia - Manuel Bandeira, A Cinza das Horas)



E mesmo com os "vrummmmmms" e "piiiiiiis" dos festivos vizinhos, já posso ouvir um "cocoricó" distante avisando que é hora de "zzzzzzzzz". Mas antes do boa noite, amigos notívagos, há tempo para o link de mais onomatopéias ;)


8 Comments:

  • Olá Maísa... acabei de ler seu recadinho no COL e dei uma passada no Antena para saber do que se tratava. Não estava sabendo, mas agora vou correndo me informar mais sobre o assunto. Achei a idéia interesante.

    Ei, e quanto a Mário Quintana e Manuel Bandeira, estou com vc. São os melhores mesmo.

    Um abraço e bom domingo!

    By Blogger NIVALDO RIBEIRO, at 4:20 PM  

  • Sou extraterrestre de mim mesmo...

    Porque falo outras linguas, mas geralmente utilizo a do coração.

    Porque sou temente ao que o desafio acende, mas ainda assim acelero fundo e na pior das hipoteses aprendo uma nova lição...

    Sou o mêdo da saudade clone da melancolia; e raro busco a saudade que só traz alegria...

    É que sou extra e ando meio terrestre, temeroso dos caos urbanos, dos humanos insanos
    e dessa letargia
    que uns chamam de dor
    e que os vencidos choram de amor...

    E não é porque o galo canta
    é porque a vida é santa
    e quando parece que quase desistimos
    ela se encanta e se trasforma em mantra: ai de mim, ai de mim e a loucura espanta, quero ser amor.

    By Anonymous Anônimo, at 9:53 PM  

  • Caro Prussion, que belo! Pareceu-me com os escritos de alguém que conheço ;)

    By Blogger maísa, at 11:11 PM  

  • Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    By Blogger Nirton Venancio, at 11:41 AM  

  • junte aos dois grandes poetas outro de igual tamanho: Manoel de Barros. Que maravilha!

    By Blogger Nirton Venancio, at 11:43 AM  

  • Oi Maísinha que saudades de você
    de um tenho que está guardado em minha memória e que talvez você nem guarda como história... Mas te vejo nova, renovada, amadurecida com as dores e com o amor revigorada. Te sinto gigante, porque te vejo Mãe... Te vejo brilhante porque te vejo como poucas vezes... Assim pensante nesse passo a querer dar... Tua vontade é gentil, porque precisas primeiro para outrem... Mas tua certeza está na força que a tua própria fraqueza promove a reeguer-se. Boas vibrações para você Menina. Beijos fraternos.

    By Anonymous Anônimo, at 8:30 PM  

  • Senti carinho na suas palavras, Prussion. Deu vontade de saber quem é você para poder abraçá-lo...

    By Blogger maísa, at 11:43 PM  

  • Com todo o carinho Maísa, abrace alguem que você gosta muito e me sentirei abraçado. Estou vivendo uma transição espiritual, me revendo,aceitando e modificando. O amor que sinto pelos que prezo tem se intensificado... me descubro humano, com todos os erros e todas as virtudes. Não esqueça: dia 03 de setembro saberás quem sou. Beijos

    By Anonymous Anônimo, at 12:58 PM  

Postar um comentário

<< Home