El blog de los 3 amigos

segunda-feira, junho 26, 2006

Eu amo Guaramiranga



Onze posts atrás, declarei meu amor incondicional por uma região desse pedaço de chão que me acolhe. Pois eu assumo: dentro de mim cabem outros tantos Cearás. Mas, repare que já estou me indo em direção contrária! Quêde o objeto de minha paixão de agora? Também não é assim. Não é de hoje que suspiro por perder-me nos caminhos da cidadezinha com ares de outras plagas, bem mais amenas. Isso pra não cair no exagero dos que a querem "Suíça Brasileira".

Pois bem antes do blues, do jazz e da pantomima, Guará era paragem certa. Bastava se avizinhar um feriado que lá íamos nós, uma turma de adolescentes, hipies com atraso, malucos por novidades. Diante da liseira, a saída era se arrumar num circular sem-vergonha. Pinga-pinga pra que te quero? Pra se esbaldar por entre a névoa e os cobertores cheirando a mofo...

Acredite. Guaramiranga é terra encantada. Ai de mim se não me pego com essa verdade inventada de há muito! Pois só muita proteção, para além do querer do bicho homem, para guardar o que nos resta de mata atlântica. A cada subida de serra, percebo nesgas de ausência de verde. Cercas e muros são parte da explosão de carestia que se instalou. Afinal, quem não quer uma big house encrustada no Maciço de Baturité? E assim a especulação imobiliária vai transformando a paisagem.




Mestre Balaieiro

Sorriso de criança, disposição juvenil e sabedoria pra dar e vender. Tudo isso e mais um pouco ali, em plena praça.

Dia de sol em Guará e Seu Pedro espalha suas "coisinhas" numa banquinha pra lá de singela. Sem grandes pretenções de encher os bolsos, é muito mais pra contar pra quem chegar da felicidade de ser MESTRE. Sim, senhor, Seu Pedro Balaieiro agora é Mestre da Cultura. E isso nem é pouco, basta ver na expressão. Carta da Secult na mão, diz que vai até Jardim para receber o título. Com cerimônia, corrijo e mostro que é para Russas que o expresso vai levá-lo dali a três dias. Daí pra esticar a conversa é moleza. Seu Pedro gosta de contar do tempo em que chegou de Maranguape, terra onde nasceu, "num lugar chamado Rato, viu".

Era o ano de 1949 e a intimidade com o cipó ainda nem se avizinhava. Fazia mesmo era dar comida pras tartarugas do menino Tasso, lá no sítio Arvoredo. Dois anos mais tarde, aí sim, começaria, insultado por um pareceiro, a mexer no cipó e a transformá-lo. De lá para cá, Seu Pedro estampou editoriais de revista famosa, matérias em jornais e emissoras de TV. Mas nem por isso banaliza a fama. Ao contrário, comemora o convite da Fundação Itau que o quer numa exposição em São Paulo. Vai viajar de avião, com tudo pago. Tão lindo o nosso Mestre!

Mas Seu Pedro queria mesmo era ter em casa alguém que levasse adiante sua arte. Até treinou dois dos filhos, mas como diz, "sofrem de dois venenos: um é a preguiça, o outro é ter o mesmo gosto dos passarim de molhar o bico no caju". O Mestre sorri da própria sorte e confessa que aos 79 anos se sente moço o suficiente para ensinar, a quem quiser ser... balaieiro.


10 Comments:

  • Ô, Maísa, me deu saudades das filmagens de "O último dia de sol"...

    By Blogger Nirton Venancio, at 9:50 AM  

  • Guaramiranga é uma Canoa Quebrada em cima da Serra. Uma Jericoacoara nublada. Lamento, Maísa, mas acho que Guaramiranga acabou. Não por culpa ou omissão nossas, que nos apaixonamos por lá, mas dos tempos.

    By Anonymous Anônimo, at 10:42 AM  

  • Guaramiranga é de fato uma Suíça no meio do sertão. Amanhã tem um registro do seu blog lá no liberdade! Bjão.

    By Anonymous Anônimo, at 8:48 PM  

  • Todo mundo quer uma casa incrustrada no maciço mesmo que em pouco tempo não haja mais maciço para olhar. Que nem aqueles prédio DENTRO do Cocó. Um dia a natureza toma de volta, pode ter certeza.

    Quanto ao mestre, viajei pra lá com o seu texto. Muito bom!

    By Anonymous Anônimo, at 10:37 AM  

  • Lembro do dia em que cheguei à estação, lá em Baturité, Nirton. Que loucura! Saudade...

    By Blogger maísa, at 3:22 PM  

  • Eu sou do tipo que insiste no que que gosta, Roberto. Do tipo que continua vendo o melhor dos lados apenas por gostar. Sou incorrigível, meu caro. Se isso é bom ou não...

    By Blogger maísa, at 3:24 PM  

  • Eu li, Emílio :)
    E a cerveja?

    By Blogger maísa, at 3:25 PM  

  • Se as casas de lá vão eu não sei, Gabs, mas aquele monstro dentro do Rio está com os dias contados, a depender das minhas preces

    By Blogger maísa, at 3:26 PM  

  • Very best site. Keep working. Will return in the near future.
    »

    By Anonymous Anônimo, at 5:29 PM  

  • Olá,
    Convido vc para o coquetel de lançamento do Projeto " Postais Fortaleza Ontem e Hoje" Iniciando a programação dos 50 anos do Arquivo Nirez. Gostaríamos de fazer uma matéria do evento.
    Um grande abraço.
    Quarta feira (15.10)ás 18h no Anfiteatro da Secultfor

    By Anonymous Anônimo, at 8:47 AM  

Postar um comentário

<< Home