El blog de los 3 amigos

quinta-feira, junho 10, 2004


Amor, liberdade, transgressão...
Tantas outras palavras me surgem
associadas à figura de Cazuza.
Quantos momentos vividos embalados
pela sua poesia! O anjo rebelde, o
homem sensível, o filhinho de papai,
a estrela - todos tão perto de novo.
Choro lágrimas de saudade, de certeza:
os bons morrem antes. Como nos versos
do outro poeta. Mas antes do quê mesmo?
A intensidade presente em todos os momentos
da vida, mais do que exposta, do ídolo de toda uma geração, não deixa
dúvidas: Cazuza viveu o que quis viver. Defendeu essa liberdade em
cada verso, em cada aparição, em cada gesto exagerado. Fez da vida
uma brincadeira. Assustou-se com a morte e, quase sem querer, ajudou
um país a mostrar sua verdadeira face.

Que bom rever Cazuza agora na interpretação sem retoques do ator Daniel
de Oliveira. A semelhança entre os dois é algo que impressiona. A força
na tela não é apenas a da figura contestadora e vibrante de Cazuza: há,
indiscutivelmente, o trabalho minucioso para a composição do personagem.
Deu certíssimo. O filme emociona.

Então, vamos cantar. E eu escolhi a música que considero a mais Cazuza de todas.


Exagerado
(Cazuza, Ezequiel Neves e Leoni)

"Amor da minha vida daqui até a eternidade
Nossos destinos foram traçados na maternidade
Paixão cruel desenfreada, te trago mil rosas roubadas
Pra desculpar minhas mentiras, minhas mancadas
Exagerado, jogado aos teus pés
Eu sou mesmo exagerado
Adoro um amor inventado
Eu nunca mais vou respirar se você não me notar
Eu posso até morrer de fome se você não me amar
Que por você eu largo tudo
Vou mendigar, roubar, matar
Até nas coisas mais banais
Pra mim é tudo ou nunca mais
Exagerado, jogado aos teus pés
Eu sou mesmo exagerado
Adoro um amor inventado
Que por você eu largo tudo
Vou mendigar, roubar, matar
Até nas coisas mais banais
Pra mim é tudo ou nunca mais
Exagerado, jogado aos teus pés
Eu sou mesmo exagerado
Adoro um amor inventado".


E mais:

"Ah, pra que chorar
A vida é bela, cruel e despida
Tão desprevenida e exata
Que um dia acaba
Acaba."