El blog de los 3 amigos

sexta-feira, maio 28, 2004


CENA 01:

Estudantes em passeata, fecham o cruzamento das avenidas da Universidade e 13 de Maio (o saber e a liberdade em seus símbolos), na ocasião gritam palavras de ordem: "o povo unido jamais será vencido"; canções de protesto emanam de um carro de som, enquanto bandeiras, de um vermelho vivo, tremulam ao vento. é a luta da "carteira de estudante".

CENA 02

Policiais armados de revolver e cassetete, chegam atirando na multidão, que se desespera e corre em busca de abrigo. Eu de tão pasmo fico parado na calçada vendo o policial apontando uma arma em minha direção.

O leitor provavelmente imagina uma cena do século passado, vinda de um empoeirado porão da nossa memória, cena de 40 anos atrás, dos tempos de barbárie da Ditadura. A imagem é a mesma porém o século é XXI e a data 27 de Maio de 2004. Eu não sou mais um estudante militante - pura ação - e sim um professor - pura teoria - que pacatamente após sair de sua sala de aula, caminhava pelo campus em direção a livraria, ironicamente em busca de comprar o livro de Karl Marx :O Manifesto Comunista (perdi o meu, não sei que fim levou) e observava a passeata com a melancolia a apertar o peito quando relembrava os tempos de movimento estudantil. Assim vi que apesar de antigo o velho "Manifesto" ainda pulsa com o grito:
PROLETÁRIOS DE TODO O MUNDO UNÍ-VOS!