El blog de los 3 amigos

quarta-feira, março 31, 2004

Luís Carlos Prestes, o filho.
Conheci-o ontem. Fiquei mais uma vez encantada.
Fala com propriedade. É pesquisador de um tema
ainda pouquíssimo explorado, Economia da Cultura.
Sua pesquisa, feita em meados da década de 1990,
no Rio de Janeiro, mostrou que o que se arrecada com
cultura está acima do que imaginamos, algo como 3,8 % do
PIB do estado (no país esse número fica entre 1 e 2 %).
Constatou também que cerca de 75 % da música consumida
hoje no Brasil é feita por brasileiros. Números assim só no Japão e nos Estados Unidos.
Confesso que me surpreendi: a programação das FMs nos faz pensar bem diferente.

Ouvindo o filho, lembrei-me do dia em saímos cedo, eu e mais uma meia dúzia de colegas
da Faculdade de Arquitetura. Nosso destino era um sítio, que não recordo onde ficava... isso não tinha
a menor importância. Teríamos um encontro com a figura mais emblemática da política no país,
o camarada que emprestara toda sua vida à luta pela soberania nacional estaria la.
Coisa de gente grande. Coisa de criança. Chorei ao ver Luís Carlos Prestes, o próprio
Cavaleiro ali bem na minha frente. Festa. Minha vaga lembrança me deve mais essa...
Pena não lembrar a data. Mas lembro do show do Taiguara. Ieh, é a nova!

O Filho agora fala em soberania nacional partindo da cultura. Alguém aí pensa em cultura
quando se fala em entrada na Alca? Ele sim. E lembra que hoje os Estados Unidos ficam com
50% da arrecadação de toda a industria cultural no planeta. Precisa dizer mais?