El blog de los 3 amigos

segunda-feira, novembro 11, 2002

Sobre Antonin Artaud:
Autor de teatro e cinema. Viveu 24 anos como dependente de ópio. Consta
que foi submetido, por várias vezes, a tratamentos para "curar" sua loucura.
Morreu em 1948, aos 48 anos, no sanatório onde estava internado.
Algumas de suas frases cortantes e contestadoras:

"...o que é um autêntico louco? É um homem que preferiu ficar louco, no sentido socialmente aceito, em vez de trair uma determinada idéia superior de honra humana".

"...o louco é o homem que a sociedade não quer ouvir e que é impedido de enunciar certas verdades intoleráveis."

..."Onde as pessoas procuram criar obras
de arte, eu pretendo mostrar o meu
espírito.
Não concebo uma obra de arte
dissociada da vida.

Eu, o senhor Antonin Artaud,
nascido em Marseille
no dia 4 de setembro de 1896,
eu sou Satã e eu sou Deus,
e pouco me importa a Virgem Maria".