El blog de los 3 amigos

domingo, setembro 15, 2002

Voto: direito ou dever?

A primeira vez que pude exercitar o ato de votar já vai longe.
Lembro,através de flashes, do burburinho na casa da Tânia. Era eleição para o quê mesmo, meu Deus? Minha quase-memória me trai.
Pra valer mesmo foi quando pude votar para Presidente do Brasil. Que solene importância passei a ter. E que prazer o de escolher o dirigente de um país que passou tantos anos mergulhado nas águas turvas das ditaduras militares.
Meu primeiro voto! O primeiro para tantos de nós que estivemos juntos em movimentos que clamavam por democracia. No colégio, na universiadade, nas ruas... Queríamos "Diretas Já".
A espera, com lágrimas, só reforçou a certeza na escolha de um homem do povo - um sindicalista, barbudo, que ousou infringir as regras do silêncio numa sociedade já quase corrompida pela falta de verdadeiros ideais.
Agora, lendo o texto da Vera Magalhães me veio a tal dúvida. Ou será que como naquele passado, guardo a doce satisfação do exercício de direito ao voto?
É issso! E é por isso que treze anos depois vou eleger Luís Inácio.
Vou, como em todas as últimas eleições, vestir aquela camiseta, empunhar aquela bandeira, colar aquele adesivo no rosto suado e fazer festa pra cidade inteira ver.